quarta-feira, 19 de março de 2014

Viva Porto!

Vista do Palácio de Cristal com o Rio Douro e Gaia ao fundo
Hoje, fazem dez dias que cheguei á Europa (NOTA: escrevo este post desde esse dia, porém, na data que foi publicado já fazem 16 dias). Na mala, além de roupas de frio, que ocupam volume, trouxe muita positividade transcendida de minha família e, especialmente, amigos. Foram duas semanas de intenso proveito, uma em Rio Grande e outra em Sampa. Desde já, sou muito grato a todos (sem citar nomes) que compartilharam momentos comigo. Sou muito feliz por ter as amizades que tenho e acho que isso não é gratuito. Enxergo como uma recompensa daquilo que semeio na vida.

A viagem em si já começou com surpresas. Não foi que encontrei um amigo de origem de Porto Alegre no avião a caminho de Madrid. A razão pela qual o Joaquín viajava, entretanto, não era das melhores, pois seu pai estava com problemas de saúde. Fica aqui os meus sentimentos, amigo. Já enfrentei esta situação e pode contar com a minha força!

Como sai do Brasil na madrugada, confundi-me com a data de chegada e alertei minha família errado. Não fosse pelo meu padastro e pelo wifi do aeroporto do Porto, teria já que enfrentar um imprevisto.

- Paulo, onde estás?
- Em casa.
- Não vais apanhar o Renato?
- Nando, o Renato só chega amanhã!
- Não. Ele está no aeroporto...

Entretanto, não aguardei muito.

Logo de cara fomos a casa dos pais de Nando. D. Amélia havia feito... adivinhem? Bacalhau! Em uma semana fiz um tour gastronômico português sem sair da casa de minha já avó. Arroz com polvo, feijoada a moda do Porto, iscas de bacalhau e muitos outros dotes típicos de avó.

Estou na casa da irmã de Nando, a Lisa. Ela é casada com o recém Dr. Paulo. Eles tem duas lindas filhas, a mais velha, Ritinha, com 14 anos e a Matilde, com 7. Está muito giro (bacana) esta minha experiência de morar em família novamente. E parte disso é pela acolhida que tive dela. Sem dúvida, grandes passos à frente nesta adaptação. A Matilde virou uma grande companheira, adoro brincar com ela.

Além da minha família quem eu também peguei de surpresa foi a equipa do laboratório. A Helena Peres revelou-me que aguardava um mail meu para ir buscar-me e começou a buscar lugares para eu ficar quando de repente chega um mail ao meu orientador, Aires Oliva-Teles, com cópia a própria, que é seu braço direito, olá, estou no Porto, quando posso ir a faculdade? Conheci o laboratório já na primeira semana e, novamente, uma acolhida maravilhosa. Uma equipa grande onde o único homem é o chefe e, agora, eu. Todas demasiado atenciosas e esforçam-se para rapidamente adaptar-me Almoço na cantina da faculdade. 3€ uma refeição com 4 opções, carne, peixe, vegetariana e dieta (para os que estão em regime). Ainda não provei outra que não o pescado, bacalhau, dourada, robalo, arroz com mariscos, peixe vermelho, etc. Uma coisa fixe (bacana) que ainda não habituei-me é que na cantina dentro da universidade vende-se cerveja e vinho. Várias pessoas, especialmente professores consomem essas bebidas no almoço.

Olha, eu achava que o Rio Grande do Sul era um estado com maior concentração de pessoas bonitas, mas aqui no Porto, meu Deos... muita gente bonita e estilosa. Ainda não estou habituado a topar com diversas modelos no metro, comboio (trem) ou autocarro (busão). Nessa hora, lembro de Adoniran Barbosa a dizer em "conselho de mulher", se quiser tirar de mim alguma coisa de bão, que me tire o trabaio, a muié não.

Bem, na primeira sexta-feira desta época portuguesa, fiz balada em Aveiro. Lá encontrei uma amiga e rodamos como a música de Zé Keti e Hortêncio Rocha, em qualquer esquina eu paro, em qualquer botequim eu entro... Ô coisa boa essa Europa com relação a cerveja também. Diversas marcas a preços variados... a mais cara que tomei até então foram 6€. Caro para Portugal, mas para o Brasil nem tanto. Obrigado, Jeh! Adorei nosso rolê, muito giro hahaha. Entretanto, por increça que parível, bebia mais no Brasil que por cá. Digamos que tudo ao seu tempo e, neste momento, devo fazer o que foi-me confiado, não?

Bem, eu tenho tanto para falar-te, mas com palavras... estenderia demais este post. Então vou citar rapidamente algumas situações cômicas. Um desses dias fui ao SEF, serviço aos estrangeiros e fronteiras, para registrar minha entrada em Portugal, pois que entrei pela Espanha, como já disse. Segundo o google maps, tinha de ir de metro até o aeroporto e de lá caminhar mais uns 3 km. Optei por pegar um taxi. Entrei e solicitei a rua.

- Por favor, Rua do Pinheiro.
- Onde fica esta rua?
- Não sei, senhor.
- Mas, eu também não.
- Bem, se o senhor não sabe, eu que sou brasileiro muito menos...
- Eu não tenho obrigação de saber, não sou nenhum GPS.

E vi que o senhor saiu do sério. Ele já tinha saído do ponto e resolveu voltar para perguntar aos seus colegas.

- É lá no Porto, próximo à São Bento, disse um taxista muito educado.

Detalhe, eu peguei o metro nesta estação e o aeroporto fica a uns 30 minutos ou mais. Que raiva do google. E completou:

- Há um SEF aqui, porque não te informas?

Não restava-me outra senão, pagar a corrida e buscar informação ali mesmo no aeroporto. E foi aí que o taxista ficou ainda mais furioso. Eu compreendi perfeitamente, afinal, eu o tirei de uma longa grande fila de taxistas a esperar por uma corrida por apenas 5€, que foi o custo da volta ao quarteirão.  Entretanto, paciência! Já que não és um, deveria possuir um GPS no veículo hahaha.

Por vezes me sinto como uma criança que começou a caminhar recentemente. Outra vez, aguardei mais de 40 min um metro de uma linha que não existia. E, pior, todos os metros que ali passaram serviam-me. Acho que isso é normal, aos poucos pego as manhas da cidade e do transporte público. Entretanto, o mais bacana mesmo é que embora esteja a trabalho por cá, rodo pela cidade como turista ainda. Encanto-me com paisagens rotineiras aos locais e não resisto a tirar umas fotografias de minhas caminhadas. Sempre que comentam um caminho alternativo, eu não pestanejo: Pego!

E o motivo para tal são essas paisagens você verá abaixo... Todas as fotos deste post foram tiradas por mim, durante meu trajeto de casa à universidade ou vice-versa sem nenhum deslocamento específico para tal.








Nada mal, não é?

Bem, por enquanto é isso. Aos poucos, revelo mais detalhes desta minha aventura maravilhosa. Às vezes desconfio da realidade, pois tudo está a dar tão certo que não consigo acreditar que é assim mesmo, mas é! E sou muito grato a tudo e a todos que possuem colaboração neste processo. Muito muito obrigado!

Até a próxima!

O que achou?

10 comentários:

  1. Vamo que vamo Renatão!!! Compra um GPS para registrar esses caminhos e fotos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahaha, grande Baila! Meu amigo, obrigado pela visita! É uma honra!
      Pode deixar que fiz um plano de internet no meu telemóvel. Assim, sempre que precisar, busco pelo googlemaps... muito embora, foi o próprio quem induziu-me ao erro!
      Abração.

      Eliminar
  2. Que legal que está dando tudo certo por aí! Que assim continue!
    Abraços
    Renan
    ps: O Baila se chama Gustavo! hehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opa, Renan (só não sei qual, se é meu primo ou de Rio Grande), obrigado pela visita. Sempre é uma honra!
      Sim, está tudo a dar certo. Obrigado pela vibração! E sim também, pois o Gustavo chama-se Baila, hahaha.
      Abração!
      Abraços.

      Eliminar
  3. Tudo dá certo porque você está sempre rodeado de boas energias :) E o universo sempre retorna aquilo que mandamos para ele ;) Aproveita muuuuuito e isso é só o começo!!! :D E sabes, que podes contar comigo para tudo, estou só a um pulinho de comboio, hehehehehehehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahaha, com certeza, só um pulinho de uma hora! Rápido!
      Obrigado e com certeza conto contigo para mais alegrias!
      Bjão e obrigado pela visita!

      Eliminar
  4. coisa queridaaaaaa da minha vida! Que delicia de lugar e de historias! To mega feliz por ti e espero que tudo continue a dar certo, e que conheças cada vez mais lugares e pessoas incríveis, assim como tu :D Continua dando noticias... e tbm te amooooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cássiaaaaa, que prazer enorme tua visita por este sítio! Podes ter certeza que toda essa positividade está a chegar por cá. Muito muito obrigado! Se puder conhecer pessoas como você, será uma maravilhosa viagem com ótimas cias.
      Sim, eu continuarei a saga. Já há um no prelo. O problema é só o tempo mesmo de parar e publicar. Mas, relaxa e goza!
      Beijão, muitas saudades e, claro, eu TB te amo!

      Eliminar
  5. Bah guri aos poucos vais te habituar com os portugueses e sua linguagem curt e grossa. No Brasil ficmos de nhenhenhe e aí ees são diretos, no início confundimos com falta de educação ou mau-humor, mas são só diretos, tal como teu taxista.

    O Porto é lindo, encantador! Aveiro é aconchegante! Em breve volto para minha defesa em Aveiro, se estiveres aí te convido para uma superbock custando 1 euro na noite de Aveiro!

    Caso precises de alguma dica de brasileira que viveu quase 5 anos por Portugal é só gritar!

    Boa sorte aí guri!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Raquel. Que legal a tua visita! Volte sempre!
      Muito obrigado pelas dicas. Ficarei aqui até janeiro/15. Se for neste tempo eu irei sim, ao menos a tua superbock hahaha. Logo mais começo um ensaio e não sei que dia acabará.
      Muito obrigado pela disposição.
      Beijão e és sempre bem vinda!
      Até!

      Eliminar