segunda-feira, 8 de abril de 2013

Um simples cabelo

O peruano Guerrero após marcar o gol da vitória do Corinthians em cima do Chelsea, em Yokohama, 16/12/2012.


Incrível como um simples corte de cabelo me propiciou uma oportunidade de reflexão social. Para quem não sabe, desde do dia 16 de dezembro de 2012, fiz um corte de cabelo inusitado por culpa de uma promessa que havia feito. Passaram-se os dias e eu gostei muito do meu corte, da lembrança da homenagem que decidi prestar e, até o presente, possuo a mesma aparência.

Uma das coisas que me fez gostar de meu cabelo foi a originalidade deste. Todas as pessoas me faziam ser único, pois até o momento não recebi nenhum elogio dele. Ao contrário, muitas críticas e gozações. O que de certa forma também corrobora para a manutenção. Adoro piadas e gozações e meu cabelo me proporcionava este prazer também, pois o riso é contagioso. Então eu ria de mim mesmo.

Mas, a reflexão social e cultural originada em meu corte iniciou quando as pessoas não ficam apenas na piada. De um modo geral, muitas pessoas não aceitam o meu corte e querem que eu renuncie a ele. E aí eu existo, digo, penso, questiono, como um simples cabelo causa mal estar nas pessoas?

Somos bombardeado constantemente em diversos meios e formas de "certos" e "errados" para nossos gostos e costumes. Roupa "X" na entrevista de emprego, CERTO; Ouvir música "Y", ERRADO, Comer "Z" num país com cultura diferente da ocidental, ERRADO, e por aí vai. Mas, e a autenticidade e o bem estar individual? Não é permitido fazer o que você quer, mas sim o que os outros querem que você faça. Pouco deve importar a tua opinião a cerca do meu cabelo, se é bonito ou feio, desde que eu me sinta bem e feliz. Uma pessoa não pode ser valorizada pelo que ela tem, mas sim pelo que ela é.

Mas, infelizmente não é assim que rege a nota na sociedade moderna(?). Nesses quase 4 meses que possuo o cabelo, várias vezes já pensei em corta-lo para não "agredir" a sociedade, na verdade, me render. Uma sociedade que não aceita as diferenças, não permite trocas. O discurso está pronto quando duas torcidas se duelam, quando a faixa de Gaza é bombardeada, quando as Coréias não se bicam, mas pôr o discurso em prática é difícil em um simples cabelo.

"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática." Paulo Freire

Não, você não pode ter este cabelo! Você não vai conseguir ter relacionamentos, você não vai ter empregos, você não vai ter estudo, você não será feliz, mas se você corta-lo amanhã, o mundo se abrirá e você será feliz para sempre, até que a morte os separe. Aproveite e vista esta roupa, que você sairá bem na balada, compre este carro, que você terá o mundo diante de seu volante, fume este cigarro, que você sentirá a liberdade. É mole?

Fazemos parte de uma sociedade extremamente moralista que adquire fácil um rótulo e que cheira a hipocrisia. Tudo isto pode ser compreendido num simples cabelo, corte para ver.

Para minha felicidade, basta eu visualizar meu cabelo no espelho. Isto basta!




Sem comentários:

Enviar um comentário